Casal morre em acidente na principal avenida de Campo Verde
O atropelamento ocorreu na noite de sábado (26) na Avenida Brasil.

Segunda-feira, 28 de julho de 2014

ESCOLHA ONDE NAVEGAR:

Últimas Notícias -

/ 30.07.2013 | 19h53 - Atualizado em 31.07.2013 | 13h48
Tamanho do texto A-A+

Parte do Lago Municipal de Primavera do Leste já secou

Assessoria de Meio Ambiente destaca que estudos estão sendo realizados no local

Redação: Jaqueline Hatamoto

Foto: Jaqueline Hatamoto
Lago cheio - foto tirada em maio
No final do mês maio publicamos a primeira matéria alertando sobre a diminuição no índice de água no Lago Municipal de Primavera do Leste, três meses após a publicação da primeira reportagem, o assunto volta às páginas do Jornal
Foto: Jaqueline Hatamoto
Lago seco - foto tirada em julho
O Diário, o motivo é que parte do Lago já está seco, onde antes era água, agora apenas o lamaçal e o areião tomam conta de parte do Lago que se destaca pela beleza e pelo encontro de pessoas de várias idades.
A área onde hoje está localizado o Parque Ambiental e o Lago antes do projeto ser desenvolvido era uma cascalheira, e hoje se transformou em um dos locais mais bonitos e visitados da cidade. Ele possui uma área total de cerca de 110 hectares com pista de caminhada, academias ao ar livre, parque infantil, ciclovia e iluminação pública, possibilita a prática de esportes também durante a noite e proporciona mais qualidade de vida a toda população.
O Lago onde está localizada a raia olímpica tem impressionantes 18 hectares de dimensão, sendo 1.100 metros de comprimento por 150 metros de largura. No local também está localizada a quinta raia de canoagem olímpica do país que já é considerada uma das melhores de todo o Brasil para a prática de canoagem.
A obra que ainda não foi concluída, contará com projetos específicos de paisagismo que comporão toda a área do parque, com isso, o índice de área verde por habitante em Primavera do Leste, passará por um aumento considerável.
A causa para o nível da água estar baixando tanto é que segundo explicações dadas anteriormente (18-06-2013), por Adriano Voigt, assessor de Agricultura e Meio Ambiente, é que quando o Lago foi feito, ele não foi impermeabilizado e além disso, vazamentos estariam contribuindo para diminuição no volume da água. “É importante ressaltar que o lago foi feito sem muitos critérios técnicos, por exemplo, o Lago foi construído sobre uma cascalheira antiga e não foi impermeabilizado, por isso a infiltração é grande. Não podemos descartar também a hipótese de evaporação natural já que a superfície é grande e favorece o fenômeno.” - destacou.
O assessor frisou que medidas para tentar minimizar os problemas já estão sendo pensadas, uma delas é utilizar o excedente de água captada na nascente localizada ao lado do lago, seja destinado para abastecimento dele, “assim se conseguiria manter o nível, mas não seria ainda o suficiente.” – destacou. Uma outra medida pensada é a transferência dos eventos programados para o local, como campeonato de canoagem seja realizado em outra data. “Podemos pensar em realizar o campeonato de canoagem em uma outra data, aproveitar as épocas das cheias para a prática esportiva.” - frisou.
Mas Voigt destaca que todas as medidas ainda serão discutidas, e o ano de 2013 será utilizado como base, para se saber o quanto o Lago baixa durante o ano. “Neste ano poderemos sentir o quanto a água está baixando, e aí sim se pensar em uma medida que acabe de vez com o problema. Temos que ressaltar que apesar de a preocupação com o local ser grande, não podemos deixar de lado outras prioridades do governo que é a construção de creches e a melhoria dos atendimentos na saúde, que com toda certeza são mais importantes.” explicou.
 
3 Comentário(s)
O descaso ta total, a cidade esta um lixo, a saúde uma merda e a educação pior ainda!!!!
enviada por: alessandra    Data: 03/08/2013 13:01:48
Engraçado em falar em prioridade a saude etc... ja tem várias semanas que escuto que falta medico no PAM, PSFs etc, inclusive o UNICO aparelho de Raio-X do PAM esta estragado. E ae? Cade a preocupação? Pessoas chegam para serem atendidas as 7:00 da manhã e quando são atendidas ja passa de meio dia ou mais. Descaso total.. agora os salários deles..... 100 comentários.
enviada por: Cidadao de BEM    Data: 31/07/2013 21:09:44
A EVAPORAÇÃO É UM EFEITO NATURAL, BEM COMO A PERMEABILIDADE DA AGUA NO SOLO, ENTÃO GENTE PARA DE ENRROLAR A POPULAÇÃO DIZENDO QUE ESTUDOS ESTÃO SENDO FEITOS PARA CONTER A BAIXA DO NIVEL DO LAGO, POIS ISSO NÃO É POSSÍVEL, A MENOS SEJA CONCRETADO O FUNDO DO MESMO, FAZENDO UMA GRANDE PISCINA, OK ENTÃO PARA DE ENRROLAR, JA TEM 10 MESES DE ESTUDOS E ATE AGORA NENHUMA SOLUÇÃO, TALVEZ QUANDO COMEÇAR A CHOVER E O LAGO OUTRA VEZ ENCHER, AI APARECEM DIZENDO QUE ENCONTRARAM UMA SOLUÇÃO E QUE CUSTOU MILHÕES DE REAIS, FALO ESTUDIOSOS, EU ESTOU DE OLHO.........
enviada por: wesley    Data: 31/07/2013 06:06:29


Confira também nesta seção:



Clique Vídeos

Motoristas morrem carbonizados após colisão em Campo Verde

Veja mais

newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


cotação

  • DÓLAR
  • Compra:
    2.2296
  • Venda:
    2.2302

enquete

O que você acha da cobrança do estacionamento no pátio da prefeitura

Boa.

Ruim.

Desde que o dinheiro seja bem administrado, sou a favor

Não tenho opinião formada sobre o assunto

  • Parcial
  • Votar

jornal o diário

Primavera do Leste

tempo


Copyright © 2012 CliqueF5 - Todos os direitos reservadosLogo Trinix