FAZER O BEM /

Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, 07h:00

A | A | A

Gentileza gera gentileza

Fazer o bem ao próximo pode nos trazer grande satisfação e realização pessoal.


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A prática de boas ações nos possibilita uma série de fatores, dentre elas, o sentimento de bem-estar por ajudar de alguma forma o outro.

Fazer o bem ao próximo, além de nos propiciar alegria, pode nos trazer grande satisfação e realização pessoal.

Explanar sobre a palavra gentileza requer conhecê-la na sua essência, pois é aquele que faz gentileza, ou a qualidade de quem é gentil, “uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa e delicada”, de acordo com a definição do site: significados das palavras. 

Toda gentileza é retribuída com algo semelhante, mas o contrário também pode ocorrer, daí a importância de estar sempre focado em ser útil na medida do possível.

Ao sermos prestativos ou estarmos prontos em ajudar uma causa (não importa a sua dimensão e nem o tipo da colaboração), pode nos proporcionar bons sentimentos, como aqueles que sentimos ao cumprir os deveres de casa. Lembremos que toda ação recai sobre ela uma reação. Quando praticado o bem, colhe-se o mesmo. 

Acredito que ao servirmos pessoas no momento de maior vulnerabilidade, afloram fortes sentimentos pelo fato de termos realizado algo bom, e isto nos torna melhor, ou nos deixa mais confortáveis.

 Ao ser gentil, muitas vezes diminuímos a gritante diferença existentes entre as pessoas mais afortunadas em relação às carentes, pois muito mais que dispor de bens materiais, dispor um pouco de atenção àqueles que necessitam já é uma demonstração de amor, ou no mínimo um carinho que pode curar dores alheias.

Tais sentimentos nos permitem um olhar diferenciado e acolhedor ao próximo, afinal, o zelo é também uma forma de colaboração.

O fato de ser gentil com as pessoas significa que estamos dispostos a sermos cortês com a dor alheia, uma vez que nos prontificamos em ajudar alguém, e isto implica possuir uma grande alma e de um coração repleto de bondade.

Enfim, ter gentileza para a maioria das pessoas significa ter boa educação. São os valores que agregamos no dia a dia. E as utilizamos na nossa prática por meio de simples atitudes, tais como: ceder o assento às pessoas idosas ou com deficiência; agradecer às pessoas que lhe fazem favores; cumprimenta-las com um bom dia, boa tarde ou boa noite; pedir licença quando precisar passar pela frente das pessoas; elogiar, sempre que possível as pessoas com quem convivemos. É importante salientar que essas práticas melhoram o convívio entre as pessoas.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Perspectivas

A felicidade é o resultado dessa busca.

Está satisfeito com sua vida?!

Muitas pessoas se sentem infelizes com o que fazem, com o lugar onde trabalham, entre outros.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.