SER CRÍTICO /

Segunda-feira, 13 de Maio de 2019, 07h:00

A | A | A

Leitura: ferramenta essencial para o crescimento intelectual

Aquele que lê atravessa as fronteiras do desconhecimento, ultrapassa os limites da desinformação e consegue enxergar além daquilo que os olhos podem ver


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

O hábito pela leitura além de propiciar distração, é essencial para o crescimento intelectual. Ler deveria ser uma prática diária para todos a partir do processo de alfabetização, assim como deveria ser um dos principais requisitos básicos para a aprendizagem.

Independente das condições financeiras, o ato de ler deve ocorrer em qualquer esfera social, e a aquisição de livros, apesar de serem caros, pode se dar através de empréstimos e/ou doações.

O importante é buscar na leitura uma satisfação pessoal e por meio de obras possibilitarem “viagens”, que somente serão possíveis através de um bom livro.

Ler um bom texto, além de ser um ato nobre, permite subsídios para a reprodução de outros textos e com maior coesão e coerência, e da mesma forma, possibilita o uso de um vocabulário mais consistente e diversificado, já que ler enriquece o leque com novas expressões e novas palavras.

A leitura torna o leitor um autodidata, em razão da sua inesgotável fonte de informações e conhecimentos múltiplos, permitindo maior criticidade aos leitores.

Aquele que lê atravessa as fronteiras do desconhecimento, ultrapassa os limites da desinformação e consegue enxergar além daquilo que os olhos podem ver.

Assim, ler nos torna verdadeiros cidadãos, dada a grande variedade de livros sobre os mais diversificado temas, que abordam desde os contextos históricos da humanidade até os fatos contemporâneos que retratam a vida de toda a existência humana.

É importante salientar que obter novas informações é fundamental para o nosso desenvolvimento tanto no aspecto pessoa (social) como no profissional.

Outro aspecto que merece ser considerado diz respeito à escolha do material para leitura, bem como a sua finalidade. Ler por apenas ler já é um grande avanço, que ajudam quanto às regras gramaticais e ortográficas da Língua Portuguesa.

Por fim, a leitura ainda é um entretenimento que pode ser feita sem custos, através da internet ou das bibliotecas públicas que podem oferecer obras de boa qualidade.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Perspectivas

A felicidade é o resultado dessa busca.

Está satisfeito com sua vida?!

Muitas pessoas se sentem infelizes com o que fazem, com o lugar onde trabalham, entre outros.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.