CIDADE /

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 13h:27

A | A | A

Ainda existe esperança na continuidade do setor avícola em Campo Verde

Tratativas com União Avícola continuam de pé, porém processo esbarra em dificuldades.


Imagem de Capa
Paulo Pietro

As tratativas entre a empresa União Avícola para uma possível retomada do setor da avicultura em Campo Verde, com a instalação de frigorífico na cidade continuam vivas.

 

Ao contrário dos boatos de desistência, devido a 4° etapa da Operação Carne Fraca, que foi deflagrada no ultimo dia 01, que envolveu a empresa União Avícola, em suspeita de pagamentos indevidos a Fiscais da MAPA, em conjunto com a BRF (Brasil Foods antiga Sadia). As tratativas permanecem ativas, porém com as mudanças de cenário do mercado internacional, que está muito aquecido devido a importações da China, que tendem a permanecer, algumas mudanças no projeto inicial tiveram que ser realizadas.

 

Segundo o que nos informou o Presidente ACAV (Associação Campo-Verdense de Avicultura) Clodoaldo Lima, que vem participando ativamente do processo, comentou que  “a cada mudança de cenário do mercado temos que reiniciar as conversas. Estamos analisando a viabilidade de  transformarmos algumas granjas de frango de corte em matrizes de recria e produção de ovos férteis, com a demanda do mercado chinês, não tem pintinhos e nem ovos férteis no mercado, dessa forma a União Avícola terá que produzir os seus próprios pintinhos.”

 

Esse projeto está sendo finalizado e a empresa interessada agora está avaliando a viabilidade, ao mesmo tempo a ACAV junto à Secretária de Desenvolvimento Econômico estão trabalhando para conseguir junto à BRF, a disponibilização da fábrica de ração e incubatório para a União Avícola, que seria fundamental neste processo.

 

Segundo as informações obtidas, essas plantas da empresa, que rescindiu o contrato com os seus integrados e causou a paralisação da atividade no município, no ano passado, está ociosa há bastante tempo. Para tentar a libertação para o arrendamento, estão sendo realizados vários esforços, inclusive já foi solicitado em reunião com o Governador Mauro Mendes, sua intercessão no caso, levando em consideração que envolve uma classe trabalhadora, uma cadeia produtiva que é muito importante para o desenvolvimento do município e até mesmo do estado.

 

Vale ressaltar que durante todo esse processo, a prefeitura municipal esteve envolvida, prestando total apoio ao avicultores, entendendo que a tividade é fundamental para o desenvolvimento do município, inclusive eles realizaram esforços para que esse contato com o governador Mauro Mendes acontecesse o quanto anstes, entendendo a preocupação.  

 

A expectativa é que depois que essas questões tiverem uma resolução o projeto ande mais rápido. A situação dos avicultores da cidade que estão parados há mais de um ano é cada vez mais complicada, até porque devido ao tempo muitos deles tiveram que utilizar seus espaços para outras atividades, o temor de muitos deles é que se a situação não for resolvida em um curto espaço de tempo, possa representar o fim eminente da produção avícola na cidade.  

        

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz