Queimadas /

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011, 09h:23

A | A | A

Queimadas aumentam em CV

Campo Verde está entre as cidades com mais focos de calor, 24 focos, segundo o INPE


Paulo Pietro

Como em todo ano no período de seca, a maioria do estado de Mato Grosso sofre com as queimadas. Somente nos 15 primeiros dias de agosto deste ano, o estado registrou 521 focos de calor. Pode parecer muito, mas na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de cerca de 560%. Na primeira metade de agosto de 2010, houve o registro de 3.465 focos de calor em todo o território mato-grossense. Os dados são do satélite de referência NOAA-15, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os municípios que mais registraram queimadas, neste período, foram Bom Jesus do Araguaia com 52 focos; Gaúcha do Norte com 50; e Tangará da Serra e Campo Verde, ambas com 24 registros. Neste período, no ano passado, o município de Peixoto de Azevedo sofreu com 362 focos de calor.

Os bombeiros de Campo Verde, já estão em alerta total, nos últimos dias já combateram incêndio em vários locais da cidade. O último de maior gravidade registrado, chegou a queimar cerca de 500 hectares entre uma lavoura e uma reserva de cerrado, que separa duas propriedades rurais. Os bombeiros alertam que nessa época do ano todo e qualquer tipo de queimada é proibido, pois pode causar acidentes incontroláveis. Nesse caso especifico relatado, o fogo iniciou devido ao atrito de uma colhedeira com um pedaço de arame, uma fagulha. Mas como a umidade do ar está muito baixa qualquer foco por menor que seja pode se espalhar com muita rapidez.

Mas apesar de preocupar nesse ano os números são muitos bons. No acumulado do ano, de primeiro de janeiro até ontem, Mato Grosso registrou 2.601 focos de calor. Neste mesmo período, foram apontados pelo satélite do Inpe 7.842. Ou seja, uma redução de cerca de 200%.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz