propaganda

Política Cuiabá /

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h:30

A | A | A

Movimento Social Rusga ganha semana de homenagens em Cuiabá

Câmara Municipal de CuiabáO historiador e vereador Mario Nadaf foi o autor do projeto que instituiu a Semana da Ruga, por meio da Lei nº 6.321/2018,...


Imagem de Capa
Câmara Municipal de Cuiabá
O historiador e vereador Mario Nadaf foi o autor do projeto que instituiu a Semana da Ruga, por meio da Lei nº 6.321/2018, em homenagem ao movimento social de reivindicações que aconteceu no município de Cuiabá no século XIX. As datas foram incluídas no calendário oficial de eventos da capital e será desenvolvida a partir de 2020, entre os dias 30 de maio e 05 de junho.

A emenda parlamentar de nº 006/2018, também de autoria do professor Mário, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), foi destinada ao projeto para a organização de um Workshop realizado em novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a fim de qualificar professores da rede pública de ensino com a temática da Rusga, evento que aconteceu em Cuiabá, no&nbsp Campo DOurique , bem em frente a Câmara Municipal de Cuiabá.

Participaram do evento as crianças do Simínina – Santa Isabel, com uma encenação , dirigida pelo cineasta Gilberto Nasser, as professoras Márcia Regina Pereira e Maria de Lourdes fanaia .

Rusga
A Rusga aconteceu no dia 30 de maio de 1834: a ala dos radicais liberais se reuniuno período da tarde no Campo d’Ourique, hoje conhecida como Praça Moreira Cabral, e esquematizaram, para a noite, a maior matança de portugueses já ocorrida no país até então, através de grupo armado surge o que ficaria conhecida como a Rusga Cuiabana.
Naquele período, os nativos cuiabanos passavam por situação de opressão, abuso de autoridade e imposição de poder por parte dos comerciantes portugueses, possuidores de todos os privilégios e regalias durante o período regencial.

Elizangela Tenório | Câmara Municipal de Cuiabá





0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz