Economia /

Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 18h:30

A | A | A

Governo acaba com multa de 10% paga pelo empregador em demissão sem justa causa

arrow-options Alan Santos/PR Jair Bolsonaro, do PSL O presidente Jair Bolsonaro acabou com a multa de 10% do FGTS paga pelo empregador ao governo...


Imagem de Capa
Jair Bolsonaro, do PSL arrow-options
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro, do PSL

O presidente Jair Bolsonaro acabou com a multa de 10% do FGTS paga pelo empregador ao governo em caso de demissão sem justa causa. A Lei n° 13.932 publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União passa a valer a partir do de 1° de janeiro, e não interfere nos 40% que devem ser pagos trabalhador dispensado.

LEIA MAIS: FGTS poderá distribuir mais que 50% ds lucros, informa governo

De acordo com Bolsonaro, a medida provisória convertida em lei reduzirá o custo de um trabalhador para a empresa (abrindo uma folga de R$ 6,1 bilhões no orçamento), sem afetar o valor que deve ser recebido em caso de demissão.

A multa de 10% foi implementada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2001, pela compensação e reparação de perdas históricas - incluindo a era Collor. Ainda que a fatura já estivesse liquidada, o governo brasileiro manteve a cobrança ao empregador.

LEIA MAIS: Grandes cidades perdem participação no PIB brasileiro ano a ano, diz IBGE

O governo espera que a redução de encargos trabalhistas possa servir de estímulo para reaquecer a economia e amenizar o desemprego . De acordo com a última pesquisa divulgada pelo IBGE no fim de novembro, a taxa de desemprego no Brasil voltou a recuar; em outubro caiu para 11,6%, atingindo 12,4 milhões de pessoas.

LEIA MAIS: Atividade econômica cresce 0,17%, diz Banco Central

Os dados do IBGE mostram que o resultado do desemprego foi influenciado pelo aumento do trabalho informal ou por conta própria e do número de pessoas que trabalham menos horas do que gostaria.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz