Internacional /

Terça-feira, 21 de Maio de 2019, 21h:28

A | A | A

ONU aponta 39 mortes de defensores dos direitos humanos na Guatemala em 2 anos

Divulgação Thelma Aldana foi impedida de concorrer às eleições presidenciais na Guatemala A Guatemala registrou 39 assassinatos e 884 ataques...


Imagem de Capa
Thelma Aldana
Divulgação
Thelma Aldana foi impedida de concorrer às eleições presidenciais na Guatemala

A Guatemala registrou 39 assassinatos e 884 ataques contra defensores dos direitos humanos entre 2017 e 2018, apontou relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (21) enquanto o país da América Central se prepara para realizar eleições presidenciais em breve.

Leia também: Caminhão brasileiro sai da pista e fica equilibrado em precipício, no Chile

O informe, elaborado pelo Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, recomenda que o governo da Guatemala , comandado pelo presidente Jimmy Morales reforce as medidas de prevenção e proteção dos ativistas, bem como a investigação e julgamento dos delitos cometidos contra eles.

“Temos documentadas informações de ataques contra líderes comunitários e indígenas em razão de suas posições políticas”, destacou a ONU em comunicado sobre a divulgação do relatório. “Esta é outra tendência preocupante, já que a Guatemala se encontra em um processo eleitoral crucial e os ataques aos defensores (dos direitos humanos) colocam em dúvida a credibilidade deste processo”, acrescentou o texto.

O relatório, que contou com a coordenação do Escritório da Procuradoria de Direitos Humanos da Guatemala, entrevistou cerca de 190 pessoas entre ativistas, autoridades e integrantes de missões de monitoramento em todo país. Destas, 86% disseram ter sido atacadas ou ameaçadas ao menos uma vez no período coberto pelo documento.

"O uso constante do discurso de ódio inclusive faz crer que defender os direitos humanos é uma atividade negativa", criticou o procurador de Direitos Humanos da Guatemala, Jordán Rodas.

Leia também: Cristina Kirchner chama julgamento de "cortina de fumaça" para encobrir crise

A Guatemala está a menos de um mês de realizar eleições presidenciais em meio a um clima de incerteza depois que o Tribunal Constitucional, a Suprema Corte da Guatemala, barrou a candidatura de duas das líderes das pesquisas de intenção de voto.

A primeira foi a ex-procuradora-geral Thelma Aldana , que de líder de cruzada anticorrupção passou a acusada de irregularidades; e Zury Rios, filha do ex-ditador guatemalteco Efrain Rios Montt, que governou o país de março de 1982 a agosto de 1983, um dos períodos mais violentos de uma guerra civil de 36 anos que deixou mais de 200 mil mortos. Além disso, outro candidato na Guatemala , Mario Estrada, foi preso em abril nos EUA sob acusação de tráfico de drogas.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.