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Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 10h:30

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Vem, verão! Veja as melhores dietas para emagrecer a tempo de aproveitar o calor

O verão está chegando e, com isso, muitas pessoas começam a correr atrás do prejuízo para ficar em forma na estação mais ensolarada do ano. Se esse...


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O verão está chegando e, com isso, muitas pessoas começam a correr atrás do prejuízo para ficar em forma na estação mais ensolarada do ano. Se esse é o seu caso, não se preocupe: o Delas conversou com a nutricionista parceira da Fit Food, Valentina Slaviero, que pontuou as cinco melhores dietas para emagrecer a tempo de aproveitar os dias de sol.

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As dietas para emagrecer a tempo de curtir o verão são indicadas por Valentina, nutricionista parceira da Fit Food

Apesar de haver muitas estratégias para perder peso rápido, diversos especialistas afirmam que o modo mais eficaz começa com uma reeducação alimentar. Essas cinco dietas para emagrecer indicadas pela nutricionista prometem ajudar a conquistar mais saúde e boa forma.

1. Dieta do mediterrâneo

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A dieta mediterrânea permite uma alimentação balanceada ao ser caracterizada por frutas, verduras, leites e derivados

A primeira é a dieta do mediterrâneo, que permite uma alimentação com todos os tipos de comida e tem como base frutas, verduras, azeite, leites e derivados. Além disso, estudos comprovam que esse estilo alimentar colabora com a redução do colesterol ruim, do risco de doenças cardíacas e de diabetes tipo 2.

2. Dieta low-carb

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Uma das dietas mais comuns, a low-carb consiste em diminuir ou excluir o consumo de carboidratos

Essa é uma das  dietas da moda mais comuns. Ela consiste em diminuir o consumo de alimentos ricos em carboidratos da rotina, e eles podem ser pão, arroz, macarrão e doces. No lugar desses produtos, as pessoas costumam colocar mais fontes de proteínas, como ovos, carne e vegetais crus.

3. Dieta cetogênica

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A dieta cetogênica serve para aumentar o consumo de gorduras boas e reduzir os carboidratos

A cetogênica baseia-se em "aumentar o consumo de gorduras boas, manter as proteínas em quantidades adequadas e diminuir o consumo de carboidratos". De acordo com Valentina, o objetivo dela é usar corpos cetônicos como fonte de energia no lugar da glicose.

4. Dieta plant-based

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Nesse caso, o consumo de proteína animal é diminuído ou excluído do cardápio e entram proteínas vegetais

"Na dieta plant-based nós diminuímos o consumo de proteínas animais e substituímos pelas proteínas vegetais como as leguminosas: feijões, lentilhas, grão de bico, ervilha e tofu orgânico", explica a nutricionista.

Ela ressalta ainda ser importante deixar as leguminosas de molho na água por, pelo menos, 24 horas, para que o ácido fítico seja reduzido e não prejudique a absorção de nutrientes como o zinco e o ferro.

5. Mindful eating

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O mindful eating significa "comer com atenção plena" e é mais uma estratégia alimentar do que uma dieta

O mindful eating , conforme destaca Valentina, não é bem uma dieta, e, sim, uma estratégia de alimentação. Ao ser traduzido, o termo significa "comer com atenção plena". "Consiste em 'estar presente' na hora da refeição, isso aumenta o nível de saciedade e diminui os riscos de comer em excesso", esclarece a especialista.

Antes de iniciar a refeição, é recomendado respire fundo três vezes, identificar as cores, sabores e texturas presentes no prato, se afastar do celular e desligar a TV e agradecer pela comida.

Por que essas dietas são boas?

O que faz desses métodos as melhores dietas para emagrecer, segundo Valentina Slaviero, é que a alimentação deve ser composta por folhosos verdes escuros, vegetais e frutas coloridas e gorduras boas. "Comer um arco-íris para viver mais", relaciona a nutricionista.

Ela ainda listou alimentos essenciais dessas dietas que não podem ficar de fora do cardápio:

  • Vegetais crucíferos (couve, brócolis, couve-flor e repolho, por exemplo);
  • Folhosos verde escuros;
  • Azeite extravirgem;
  • Proteínas magras de boa qualidade e orgânicas;
  • Peixes gordurosos, como sardinhas, arenques e salmão selvagem;
  • Ovos orgânicos;
  • Vegetais coloridos;
  • Avocado;
  • Nozes, pistache, macadâmias e amêndoas;
  • Chocolate amargo;
  • Frutas vermelhas;
  • Coco.

Entretanto, é necessário ter atenção especial à dieta cetogênica. Com exceção dela, todas as quatro opções alimentares podem ser feitas por qualquer pessoa. Valentina explica que a cetogênica pode oferecer riscos por conta da queda significativa no consumo de carboidratos.

"Deve ser prescrita e acompanhada muito bem por um médico ou nutricionista de confiança. Nada de fazer dietas baseadas na internet.", alerta ela.

Investir em uma dieta equivocada pode gerar malefícios à saúde. "A perda de peso de forma brusca e muito rápida acarreta em diversos efeitos colaterais, como a queda da taxa metabólica basal, ou seja, o metabolismo começa a ficar mais lento como forma de sobrevivência", diz Valentina.

Com isso, há chances de haver diminuição da disposição, queda de cabelo, unhas e intestino preso. Outro risco é ocasionar "rebote" do peso perdido, uma vez que dietas muito restritivas podem fazer a pessoa desenvolver compulsão alimentar.

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Dica extra: abuse desses alimentos

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Além das dietas, a nutricionista considera importante incluir alguns alimentos e bebidas para alcançar os resultados

Valentina cita ainda alguns alimentos que, não importa qual seja a dieta, podem ser incluídos no cardápio sem medos:

  • Todos os vegetais crus como pepino, palmito, aipo e erva doce, pois ajudam na hidratação e diurese;
  • Vegetais coloridos ricos em betacaroteno como abóbora, cenoura, beterraba, tomate e pimentões;
  • Frutas coloridas e refrescantes: kiwi, abacaxi, frutas vermelhas, açaí puro, manga, laranja, tangerina, mamão, limão, maçã verde, uvas escuras e melão;
  • Água saborizada antioxidante: cinco morangos, uma laranja grande e punhado de hortelã fresca. Misture tudo em uma jarra de água e deixar pegar gosto.

Além das dietas para emagrecer para o verão , é importante colocar na rotina os seguintes fatores:

  • Dormir bem e ter um sono reparador, entre 7 e 8 horas;
  • Praticar atividade física, no mínimo, 30 minutos por dia ao menos quatro vezes na semana;
  • Escolher atividades como ioga ou dança para relaxar;
  • Investir na hidratação: tomar, no mínimo, dois litros de água por dia e muitos chás como cavalinha, hibiscos, chá verde e centella asiática.

Com esse passo a passo, você não só conquista boa forma a tempo de curtir o calor, mas ainda fica saudável e adquire bons hábitos para seguir o ano inteiro.

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