SER CRÍTICO /

Segunda-feira, 13 de Maio de 2019, 07h:00

A | A | A

Leitura: ferramenta essencial para o crescimento intelectual

Aquele que lê atravessa as fronteiras do desconhecimento, ultrapassa os limites da desinformação e consegue enxergar além daquilo que os olhos podem ver


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

O hábito pela leitura além de propiciar distração, é essencial para o crescimento intelectual. Ler deveria ser uma prática diária para todos a partir do processo de alfabetização, assim como deveria ser um dos principais requisitos básicos para a aprendizagem.

Independente das condições financeiras, o ato de ler deve ocorrer em qualquer esfera social, e a aquisição de livros, apesar de serem caros, pode se dar através de empréstimos e/ou doações.

O importante é buscar na leitura uma satisfação pessoal e por meio de obras possibilitarem “viagens”, que somente serão possíveis através de um bom livro.

Ler um bom texto, além de ser um ato nobre, permite subsídios para a reprodução de outros textos e com maior coesão e coerência, e da mesma forma, possibilita o uso de um vocabulário mais consistente e diversificado, já que ler enriquece o leque com novas expressões e novas palavras.

A leitura torna o leitor um autodidata, em razão da sua inesgotável fonte de informações e conhecimentos múltiplos, permitindo maior criticidade aos leitores.

Aquele que lê atravessa as fronteiras do desconhecimento, ultrapassa os limites da desinformação e consegue enxergar além daquilo que os olhos podem ver.

Assim, ler nos torna verdadeiros cidadãos, dada a grande variedade de livros sobre os mais diversificado temas, que abordam desde os contextos históricos da humanidade até os fatos contemporâneos que retratam a vida de toda a existência humana.

É importante salientar que obter novas informações é fundamental para o nosso desenvolvimento tanto no aspecto pessoa (social) como no profissional.

Outro aspecto que merece ser considerado diz respeito à escolha do material para leitura, bem como a sua finalidade. Ler por apenas ler já é um grande avanço, que ajudam quanto às regras gramaticais e ortográficas da Língua Portuguesa.

Por fim, a leitura ainda é um entretenimento que pode ser feita sem custos, através da internet ou das bibliotecas públicas que podem oferecer obras de boa qualidade.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

A diferença entre ética e moral

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade

Conflitos interiores

O homem vive em constante conflito consigo mesmo

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.