PRODUÇÃO AGRÍCOLA /

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Produção de leite em Primavera é superior a 4,5 mi de litros

O município ocupa a 44ª posição no ranking estadual


Imagem de Capa
Pérsio Souza

O  agronegócio é um dos conjuntos de operações da cadeia produtiva que se destaca em Primavera do Leste, porém, este não é o único, já que a pecuária também tem grande representatividade no município, conforme aponta a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2018, o rebanho bovino foi de quase 60 mil cabeças e a produção de leite ultrapassou os 4,5 milhões de litros.

De acordo com os dados da PPM 2018, Primavera do Leste possui 59.816 cabeças de bovinos. Com este dado, ocupa a 115ª posição no ranking do estado.

Mato Grosso lidera o ranking do país com 30,2 milhões de cabeças no efetivo. Conforme o IBGE, desde 2004 o estado segue como o maior plantel bovino. Em 2018 abrigou 14,1% do total nacional - o segundo maior valor já alcançado pelo estado na série, atrás apenas do efetivo estimado em 2016.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA), o Brasil apresenta o segundo maior rebanho bovino, sendo o principal país exportador e o segundo maior produtor de carne bovina do mundo.

 

MUNICÍPIO PRODUZ MAIS DE 4,5 MILHÕES DE LITROS DE LEITE

Em relação ao leite, a quantidade produzida em Primavera do Leste foi de aproximadamente 4,5 milhões de litros. O valor estimado é o mesmo do que foi produzido. Neste conjunto, o município ocupa a 44ª posição no ranking estadual.

No ano de 2018, a produção brasileira de leite foi de 33,8 bilhões de litros. Com o incremento de 1,6%, a produção voltou a crescer após uma retração de 1,1% em 2017. As Regiões Sul e Sudeste seguem na liderança da produção nacional, com 34,2% e 33,9% do total de litros, respectivamente.

As vacas ordenhadas são 2.079. A cidade ocupa a 62ª posição do ranking estadual. O efetivo de vacas ordenhadas estimado, em 2018, foi de 16,4 milhões de animais, 7,7% do efetivo de bovinos do País, representando uma queda de 2,9% em relação à quantidade ordenhada no ano anterior.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Com decisão do STF, cinco mil presos podem ser beneficiados

No Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consta que há 190 mil presos já sentenciados, porém, sem trânsito em julgado. Segundo o CNJ, é incorreto afirmar que estes serão beneficiados de liberdade.

Feminicídio pode se tornar crime imprescritível

Somente neste ano, em Primavera do Leste, quatro mulheres foram assassinadas de forma brutal

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz