INOVAÇÃO /

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Inscrição para programa Centelha termina nesta segunda (18)

Ideias inovadoras selecionadas podem receber aporte de até R$ 60 mil, em Mato Grosso


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Termina nesta segunda-feira (18), o prazo para que interessados em inscrever projetos inovadores e que querem transformá-los em negócio através do Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Mato Grosso. O projeto irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Estima-se que Primavera do Leste participe do programa com pelo menos 30 projetos.

Podem se inscrever pessoas que tenham ideias inovadoras e que querem transformá-las em negócio. Os escolhidos vão contar com o apoio do Governo de Mato Grosso, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – Fapemat. No estado de Mato Grosso, o programa irá beneficiar 26 empresas (ou empreendedores individuais) fornecendo até R$ 60 mil, na modalidade subvenção econômica, por projeto contemplado.

Entre os itens financiáveis estão cobertura de despesas com hospedagem e alimentação para participar de eventos de capacitação, passagens aéreas ou terrestres nacionais, material de consumo como livros, softwares e peças de reposição de equipamentos e serviços de terceiros, entre outros.

O investimento é oriundo de recursos do tesouro estadual e o restante garantido através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

João Mascaro, que atua na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste, é o responsável por divulgar o programa na cidade. Ele diz o que o objetivo principal do Centelha é gerar conhecimento, novas empresas e principalmente segurar talentos na região.  Ele destaca ainda que até projetos já desenvolvidos em outros estados podem ser adaptados a Mato Grosso. “Pode ser, por exemplo, algo que já foi desenvolvido em outras regiões e não tem ninguém que faça em Mato Grosso”. O divulgador faz questão de frisar que projetos dos mais variados segmentos podem ser apresentados. “Pode ser aplicativo, equipamento, um remédio, um creme, uma planta, pode ser muita coisa”.

Mascaro ressalta que não é preciso ter a startups já pronta, basta ter um projeto a ser desenvolvido, caso este seja escolhido, em uma outra fase o idealizador receberá toda o apoio necessário para o desenvolvimento. “Vamos ver o que falta para ser desenvolvido e a Fapemat irá nos auxiliar a trazer alguém para ajudar a desenvolver”, explicou.

João salienta que além de participar do programa, as ideias apresentadas por moradores da cidade ajudarão de certa forma o município. “Novas ideias ajudam a gerar novos conhecimentos e estimula o surgimento de novas empresas”, explicou.

Além disso, as ideias inovadoras apresentadas pelos primaverenses, caso não sejam integradas ao programa Centelha, serão catalogadas e utilizadas em uma incubadora de empresas que será criada futuramente em Primavera do Leste. “Vamos encubar essas empresas que vão estar nascendo e gerar startups de outras que vão surgir”, frisou.

A escolha das selecionadas passará por três fases:

Inscrição de ideias;

Elaboração de projeto do empreendimento;

Elaboração do projeto de fomento.

Cada ideia será avaliada por dois especialistas com formação e experiência em uma ou mais áreas temáticas do programa, homologados pelo Comitê Gestor e seguirão os critérios estabelecidos no edital.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.centelha.gov.br

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Acendimento de luzes e chegada do Papai Noel deve ocorrer no próximo dia 12

Devido às obras de revitalização da Praça da Matriz, o Natal Encantado será na Praça de Eventos.

Circula Velha Joana traz espetáculos vencedores do penúltimo Festival Velha Joana

As apresentações ocorrem nas escolas e projetos do município

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz