SOLUÇÃO /

Quinta-feira, 26 de Março de 2020, 17h:46

A | A | A

Moradores em situação de rua são recolhidos e levados para o albergue municipal

Medida está no Decreto Municipal nº 1.901/2020. Cerca de 45 pessoas estão no local


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Não importa em que local do Brasil e do Mundo as pessoas vivam, nas rodas de conversa, nos meios de comunicação, nos grupos de WhatsApp, o assunto é o mesmo: Coronavírus. Todos estão em alerta em relação a pandemia, e a recomendação é uma só, que todos que possam, fiquem em casa. Mas e as pessoas que não têm casa? E que vivem em situação de rua?

 

O problema de moradores em situação de rua em Primavera do Leste, é algo que a muito tempo a administração pública tenta resolver. Em tempo de combate a proliferação do Coronavírus, a prefeitura também tomou medidas em relação e este público, e mais uma vez deu exemplo de humanidade e recolheu a maioria das pessoas que se encontravam nas ruas da cidade.

O artigo 21 do decreto 1901/20 determina que “os moradores em situação de rua deverão se recolher ao albergue municipal, todos os dias para os encaminhamentos necessários, e serão acompanhados pela assistência social com vista a receber os devidos atendimentos e possuírem auxílio adequado”.

De acordo com informações repassadas pela Assessoria de Imprensa, após questionamentos feitos pela equipe do Jornal O Diário, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou um veículo e recolheu os moradores em situação de rua e os levou para o albergue. A Polícia Militar também está fazendo o trabalho de abordagem e encaminhamento dessas pessoas para o albergue.

Para evitar que estes fujam do local, e não respeitem as regras de isolamento social, e também para evitar aglomerações, A Secretaria de Assistência Social ainda disponibilizou segurança para evitar evasão e a PM também está colaborando com a escolta.

A portaria 007, publicada no dia 23 de março, aumentou o tempo de permanência no albergue que era de oito dias, para tempo indeterminado, até que perdure as medidas preventivas de combate ao Coronavírus, como forma de evitar aglomerações nas vias públicas, como também ofertar às pessoas as orientações e cuidados necessários neste momento. 

A portaria destaca ainda, que a permanência no albergue leva em consideração o cumprimento de algumas regras, sendo elas: Se manter em quarentena sem sair da instituição; cuidar e zelar do ambiente, mantendo a limpeza e a organização; respeitar a todos os funcionários e companheiros; não fazer uso de álcool e outras drogas na instituição e arredores da mesma; não portar objetos pontiagudos e/ou cortantes no interior e arredores da instituição. De acordo com a Assessoria de Imprensa, existem hoje no albergue municipal, aproximadamente, 45 pessoas.

No local são servidas três refeições diárias, Café da manhã, almoço e Jantar, roupas de cama e banho, cobertores e diversos tipos de orientação e serviços.

A Secretaria de Assistência Social, solicita o auxílio da população para informar a equipe de referência do CREAS, pelos telefones (66) 3498-3406 ou (66) 9 9983-4255, as situações que envolvam aglomerações de pessoas em situação de rua, a fim de que a equipe permaneça ofertando os atendimentos e encaminhamentos necessários a essas pessoas.

 

NOTA DA PREFEITURA NA ÍNTEGRA

A Prefeitura de Primavera do Leste informa que a Secretaria de Assistência Social já disponibilizou veículo, recolheu os moradores em situação de rua e levou para o albergue. A Polícia Militar também está fazendo o trabalho de abordagem e encaminhamento dessas pessoas para o albergue. A Secretaria de Assistência Social ainda disponibilizou segurança para evitar evasão e a PM também está colaborando com a escolta.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz