EFEITO COVID /

Quarta-feira, 27 de Maio de 2020, 06h:30

A | A | A

Pontos turísticos de cidades vizinhas à Primavera são fechados

São 23 pontos turísticos com visitas suspensas, incluindo o Morro da Mesa, multa é de R$ 140,30


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto/Com Ascom Poxoréu

A pandemia de coronavírus fez com que governo federal, estados e municípios anunciassem diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença no Brasil. Isso afeta escolas e universidades, transporte público, eventos, e principalmente o setor de turismo, que vem sendo um dos mais afetados desde o início da pandemia.

 

Na cidade vizinha, Poxoréu, A prefeitura proibiu o acesso ao Morro da Mesa e outros pontos turísticos do município e determinou a fiscalização nos locais para evitar visitantes. A medida é para evitar aglomerações.

Segundo a prefeitura, equipes do setor de fiscalização do município vão percorrer os principais pontos turísticos da cidade, na tentativa de impedir que o novo decreto seja descumprido.

Caso alguém seja flagrado descumprindo o decreto, a pessoa terá que assinar um termo infração e deixar o local. Um boletim de ocorrência também poderá ser registrado, caso os populares se neguem a seguir o que diz o decreto. As regras já passam a valer a partir do fim de semana, e a multa é no valor de R$ 140,30.

Segundo a prefeitura a medida precisou ser tomada, levando em consideração o aumento repentino de visitação de turistas em nosso município, com um grande fluxo de pessoas nesses últimos dias. “No Morro da Mesa por exemplo, um dos locais mais visitados, chegou a ter mais de 200 pessoas em um único dia. Se tornando um lugar propício para aglomeração, com visitantes vindos de várias cidades da região, algo que vai contra as medidas de segurança estabelecidas neste momento”, diz parte da nota publicada pela prefeitura de Poxoréu.

Em publicação o órgão público lamentou ter que tomar essa decisão “Para nós é muito triste ter que fazer esse anúncio, tendo em vista o trabalho que estamos realizando, para que o turismo sustentável em Poxoréu se torne uma realidade. Pedimos desculpas, e esperamos ter a compreensão de todos”.

Além do Morro da Mesa, outros 22 locais estão com acesso restrito. São cachoeiras, mirantes e rios.

Em Primavera do Leste, alguns pontos turísticos também foram fechados, entre eles a Lagoa Azul. O Lago Municipal Vô Pedro Viana, assim como praças e parques públicos estão interditados e por isso não podem ser frequentados pelos moradores. A restrição é válida até o dia 15 de junho.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, anunciou, também o fechamento do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, como forma de prevenção ao novo coronavírus. O fechamento é por tempo indeterminado.

De acordo com o instituto, a determinação atende as recomendações do Governo Federal.

Com a medida, ficam suspensas todas as atividades turísticas do parque. Entre as atrações da área está a Cachoeirinha, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados, Morro de São Jerônimo, Rio Claro, Travessia, Circuito de Cachoeiras e Cidade de Pedra.

O ICMBio informou que o turista que tiver comprado ingresso ou serviço para algum dos atrativos no Parque Nacional deverá solicitar o cancelamento e reembolso diretamente à concessionária que atua na prestação dessas atividades.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz