TURISMO /

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020, 07h:00

A | A | A

Primavera do Leste rumo ao desenvolvimento do turismo

Primavera é uma das 3.285 cidades que integra o Mapa do Turismo, do Governo Federal


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico, na geração de emprego e renda, assim como a criação de novos empreendimentos. Este setor passou a receber uma maior exploração e incentivos depois da criação do Inventário do Turismo, promovido pela Coordenação de Turismo de Primavera do Leste, onde foi feito cadastros dos potenciais de desenvolvimento na área no município.

 

Primavera do Leste é uma das 3.285 cidades que integra o Mapa do Turismo, do Governo Federal. Em setembro de 2019, o município recebeu o certificado para continuar a integração com duração até 2021. A cidade integra a região turística Rota dos Ipês e das Águas e se mantém na categoria B.

Segundo o Ministério, a categorização dos municípios é baseada em quatro variáveis: demanda doméstica de turistas; demanda internacional de turistas; estabelecimento de meios de hospedagem na cidade; e número de empregos formais que esses meios de hospedagem geram. Esta avaliação é importante para que a cidade possa receber incentivos por meio do Governo Federal.

Entre os setores turísticos que podem ser explorados em Primavera do Leste está o turismo de agronegócio, agroindústria, o religioso, sustentável, cultural, esportivo, de educação, entretenimento, entre outros. A cidade dispõe de diversos locais que o turismo pode ser desenvolvido e muitas das vezes de forma gratuita.

Lagoas cristalinas, ilhas flutuantes, balneários, pesque-pague, Colônia Russa, aldeia indígena, rotas ciclísticas, produção artesanal, observação de pássaros e exploração da agricultura são algumas das muitas atividades que podem ser desenvolvidas no município.

Além dos pontos turísticos, há eventos que na cidade se tornaram tradição. Há uma grande movimentação por parte da Secretaria de Cultura com o foco em promover lazer para os moradores de Primavera do Leste, por isso, há um foco em manter a periodicidade de alguns eventos, como exemplo podemos citar o Carnaval de Rua e o Réveillon. Comemorações estas que são responsáveis por atrair não só moradores de Primavera do Leste mais também de toda região. Os dois eventos juntos reuniram mais de 50 mil pessoas no ano passado. A expectativa é que este ano mais pessoas da região venham para Primavera para curtir os dias de folia.

Para que o setor turístico possa continuar em desenvolvimento, é importante o investimento em mobilidade, segurança e infraestrutura. A rede hoteleira, por exemplo, está em constante crescimento na cidade, são mais de 20 redes espalhadas pela cidade. As agências de viagens também se fazem presentes e a cada ano surge um novo empreendimento no setor.

 

O TURISMO NA PALMA DA MÃO

 

Dados do Ministério do Turismo revelam que a maioria (57%) dos visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil, em 2017, utilizaram a internet como fonte de consulta sobre destinos locais. O número evidencia a importância da oferta de tecnologia para a atração de viajantes e motiva que conhecidos ícones do turismo nacional disponibilizem sistemas que estampam na tela de celulares ou tablets informações a respeito dos atrativos.

Pensando nisso, foi desenvolvido a pedido da Secretaria de Cultura um aplicativo compatível para aparelhos móveis, em que os destinos turísticos de Primavera do Leste podem ser consultados, funciona como um guia virtual que destaca o potencial turístico da cidade, facilitando o acesso ao calendário de eventos.

“Quando a pessoa clica no app, ela sabe quais são as opções de lazer, onde tem música ao vivo, festa da prefeitura, isso tanto no sentido da festa gratuita e também privada, podem ser acessados de qualquer lugar, para que a pessoa decida se vem a Primavera ou não. Pois muitas pessoas não chegam por que não ficam sabendo”, explicou o secretário de Cultura Wanderson Lana. Para baixar o app, basta ir até a play store e digitar Eu amo Primavera.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz